Serasa

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FORTIM- CE

    FORTALEZA         CASCAVEL      BEBERIBE    FORTIM   ARACATI

Fortim


O farol na principal entrada da cidade indica ao visitante a vocação de Fortim e a direção das águas no destino. O turista escolhe entre desfrutar do Jaguaribe ou curtir os verdes mares que banham a cidade. De todo jeito se encantará com a paisagem. Os sons da natureza ecoam ao vento, que não para de soprar e refresca o ambiente sempre ensolarado.


Conhecida como uma das melhores opções para a prática de esportes náuticos no Ceará. Com belas paisagens, costuma receber um grande número de turistas durante o verão. É uma boa opção para relaxar, praticar esportes e aproveitar um belo dia na praia. Uma das praias é a Pontal de Maceió, que conta com um visual mais rústico, mas é uma boa opção para um dia agradável. Um passeio de barco pelo Rio Jaguaribe é uma ótima opção para conhecer as belezas naturais da cidade, que conta com boa infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. Outros pontos turísticos na cidade podem ser visitados, como o Mirante de Fortim, igrejas históricas e depois uma parada no restaurante do Rio Jaguaribe para o almoço. É uma ótima opção para desfrutar de bons momentos nas férias. 

 Praias - Aracati -Fortim

Com apenas 13,3 mil habitantes, Fortim possui como atrativos naturais a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra, situada na barra do Rio Jaguaribe, que reserva espaço para um ancoradouro de jangadas.

A paisagem é dividida entre as brancas falésias e as embarcações do porto pesqueiro. A Praia da Barraduna, com as ilhas fluviais Grande e da Caldeira, é outra beleza natural da região.

Pontal de Maceió
O Pontal de Maceió fica a alguns quilômetros de Fortim. Uma cidade muito simples, que não oferece alojamento. Há somente barracas à beira do mar que servem comidas típicas. A cidade -apesar de usa simplicidade- é para a produção do site uma das mais agradáveis da costa cearense.O contraste entre o céu azul profundo, as casas brancas e os coqueiros faz a festa de qualquer fotógrafo.


Canto da Barra
Um paraíso ainda desconhecido por muitos cearenses e pela maioria dos turistas que visitam o Ceará. O Canto da Barra fica a uns 1.500 metros da desembocadura do Rio Jaguaribe, na região do Fortim.

Para chegar, após passar Fortim continue uns 5 km e a sua direita vai sair uma estrada asfaltada. Pegue essa estrada e continue até o fim, onde há um observatório turístico, composto por três barracas com telhado de palha de carnaúba meio destruído.

A vista é fantástica. Retrocedendo uns 20 metros têm uma rua sem asfalto que desce até o rio. Desça. Ao chegar á beira do rio estacione seu carro -se tiver lugar- à sombra, embaixo do "estacionamento" ali construído. Você está em pleno Canto da Barra. 


 Ecoturismo - Cultura - Aracati -Fortim

Quem toma a cena em meio a essas maravilhas naturais é a Ilha do Amor, paraíso ecológico povoado por garças que, no fim da tarde, encantam os turistas que presenciam o espetáculo.

Os praticantes de esportes náuticos aproveitam o ambiente ideal no encontro do rio com o mar. Os bons ventos favorecem as competições promovidas pelo município, como a Regata de Jangadas e a de Botes e Bateras.

As festas religiosas são exemplos de atrações culturais. Destaque para as festas de Nossa Senhora das Graças, de São Pedro e de Nossa Senhora do Amparo.


 Onde Ficar - Aracati -Fortim

Pousada da Peixada - Pontal de Maceió
(88)3413-1184

Pousada Pontal de Maceió
(88)3295-6526

Pousada do Paulinho - Vila do Pontal
(88)3401-1204 


 Como chegar - Aracati -Fortim

Fortim fica no litoral sul do Ceará, mais conhecido como Costa do Sol Nascente. Para conhecer a Praia do Pontal do Maceió e a Praia do Canto da Barra, em Fortim, os visitantes seguem pela CE-040. O município está localizado a 132 km da capital.



Nenhum comentário: