Serasa

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CONHEÇA ITAREMA-CE

 
LITORAL OESTE-CEARÁ
PARACURU-TRAIRI-  ITAREMA-   ACARAÚ-  CRUZ-BELA CRUZ-MARCO   JERICOACARA-    CAMOCIM     GRANJA

 
LITORAL LESTE-CEARÁ

      FORTALEZA  PINDORETAMA    CASCAVEL  BEBERIBE    FORTIM     ARACATI

 
CONHEÇA ITAREMA E SUAS BELEZAS NATURAIS
 
Itarema é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população, segundo censo do IBGE de 2010, é de 37.471 habitantes

O topônimo Itarema é uma alusão ao nome dado pelos índios por causa de uma pedra com forma de obelisco em alto mar que só era visível em maré baixa. Este vem do tupi-guarani ita (pedra), rema (cheiro agradável) e significa pedra de cheiro agradável ou pedra cheirosa. Sua denominação original era Tanque do Meio e, desde 1937, Itarema.

As terras às margens do rio Aracatiaçu eram habitadas pelos índiosTremembé, antes da chegada das entradas de franceses e portugueses, bem como das missões religiosas portugueses que tinham como intuito a catequização dos indígenas.
Desta missões e seus remanejamentos dos índígenas surgiu a povoação, que no mapa PLANO DA COSTA DO BRASIL DESDE O CEARÁ ATÉ A ILHA DE S. JOÃO – Feito por José Patrício de Souza, em 1790 , está indicada como Aldeia do Caju.
Os padres que dirigiam a missão eram da ordem de São Pedro, que com a expulsão dos jesuítas em 1759, por ordens do Marquês do Pombal, os padres da ordem de São Pedro e uma parte dos Tremembé deslocaram os índios para o Soure e poucos anos depois devido a não adaptação os índios retornam a vila.
No ano de 1870, uma nova capela foi construída, esta dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes e entre 1908/1909 esta foi foi reconstruída como Igreja-Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O seu primeiro pároco foi o padre Antônio Thomaz

Praia de Amofala em Itarema


 
 
 

Nenhum comentário: